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quinta-feira, 2 de junho de 2011

CURRICULO E AVALIAÇÃO: PARA QUE TE QUERO? PARTE 1

Inquietações...

 
Os documentos curriculares nacionais indicam os parâmetros para todas as dimensões da avaliação: institucional, aprendizagem, escola e profissionais. Mas nem sempre temos isso muito claro em nossa cabeça! A princípio o que nos remete a palavra currículo?
No senso comum, logo imaginamos que é um conjunto de informações pessoais, escolares e  profissionais de uma pessoa.

 

À luz da teoria Bernstein (2008):
Como os princípios que regem a seleção das matérias escolares e as relações entre elas. Para ele, o plano de ensino é o reflexo da distribuição do poder numa sociedade que procura assegurar o controle social e determinar o comportamento dos indivíduos.
 Para Saviani (2008) considera curriculo como
A compreensão de que a natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida, leva ao entendimento do trabalho educativo como “o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”
Será que conhecemos a fundo o que nos rege enquanto curriculo na escola? A princípio e por ordem de peso apresento resumidamente o seguinte:

Constituição Federal – CF Art. 210 – fixa conteúdos mínimos dever dos Estados para a  formação básica para o EF – respeito aos valores culturais, culturais e artísticos nacionais e regionais;
      •Lei de Diretrizes e Base da Educação Nº 9394/96 – base comum e base diversificada para EF e EM,foco regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia;
      •Diretrizes Curriculares Nacional – expressa em vários documentos – pareceres, resoluções em diferentes modalidades, formação e plano de carreira dos professores e remuneração do magistério;
      •Parâmetros Curriculares Nacional – orientações ´pedagógicos de aquisição e desenvolvimento do conhecimento ( conteúdos formal e informal)
     •Propostas Curriculares dos Sistemas de Ensino – à luz dos documentos curriculares são elaboradas para atender a realidade nacional, regional e local, amparadas pela opção pedagógica que o respectivo sistema de ensino adota;
      •Plano Político Pedagógico da Escolas – são formuladas as expectativas, desejos e necessidades de forma coletiva e que coadunam com todos os documentos de âmbito maior;
      •Plano de Curso (anual)– composto do desmembramento das concepções e orientações pedagógicas expressas nos documentos anteriores disseminadas em conteúdos curriculares;
     •Planejamento de aula – desenvolvimento de metodologias para a aplicação dos conteúdos curriculares.

       Pelo que se pode perceber  a escolha dos conteúdos são intimamente intencional. Temos então o curriculo prescrito, o apresentado e o realizado. Mas o que isso 'trocando em miúdos'?






       Quando se atua na escola temos uma série de variantes que determinam como e quando o curriculo se efetiva. Tal atitude são fortalecedoras ou empobrecedora deste. Mesmo seguindo as prescrições da Lei maior da Educação, diretrizes, proposta curriculares estaduais ou municipais. De outro lado, pode-se facilmente perceber que no curriculo apresentado são eleitos por uma série de critérios internos, muitas vezes da escola e dos professores, para a escolha dos materiais didático e pedagógicos desenvolvidos no âmbito da escola. Mais a diante, são eles, os professores que desenvolvem, com maior ou menor compromisso, o curriculo real, pois os professores determinas e deliberam quais conteúdos vão ser ministrados, como e onde, assim temos o curriculo realizado, com a arbitragem do professor no que levar ou deixar de levar aos alunos. Quem não viu a matéria de geometria? Será que é porque estava geralmente no final dos livros didáticos de matematica? Porque não deu tempo de cumprir o 'programa'? Ou porque o professor não sabia muito bem ministrar esse conteúdo?  Nunca vou saber!!!
       Este é um terreno que pode ser potencial ou limitado nas ações pedagógicas dos docentes.  

       Quais desafios temos ao implementar currículo na escola? Primeiramente conhecer suficientemente os documentos curriculares que norteia o sistema de ensino e agregados a eles a opção teórico-metodológica adotada pelos respectivos sistemas de ensino.



       E ao escolher ou selecionar material pedagógico o que considerar?

·          Concepções e orientações pedagógicas e metodologias adotada
·          Livro Didático,  apostilas e livros paradidáticos coerentes com a concepão adotada
·         Jogos  Pedagógicos e Tecnológico com a mesma finalidade de concepção teorico e   metodológica.




Você já pensou nisto?



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