Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alfabetização Financeira em Foco

BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA  PREMIAM EM NIVEL INTERNACIONAL,
 4 PROFESSORES DO TOCANTINS


Professores serão premiados pelo Instituto Unibanco no Rio de Janeiro
















                                                   Foto: JORNAL TOCANTINS AGORA, maio/2011

Quatro professores das escolas do Tocantins serão premiados durante solenidade realizada no workshop “Avaliação de Impacto do Projeto Educação Financeira nas Escolas em 2010”, que acontecerá no Centro de Convenções da BM&FBOVESPA, no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de maio.
A premiação será no dia 10, às 14 horas. Os professores são: Klauber Oliveira Lima, professor de Matemática do Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas; Shirley Barbosa de Sousa, professor de Química do Colégio Estadual Raimundo Neiva, em Palmeiras; Maria Dalvani Andrade Granja de Sousa, professora de Língua Portuguesa do Colégio Osvaldo Franco e Sônia Cristina Ruzza Nogueira, professora de Matemática do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, em Paraíso. ( JORNAL TOCANTINS AGORA, maio/2011).

O Evento foi um divisor de águas no projeto piloto do Programa de Educação Financeira, pois contou com a apresentação de várias experiências de outros países, tendo o Brasil como destaque no que se refere as práticas dentro de escolas. As palestras foram sobre a Alfabetização Financeira, os resultados da Avalição de Impacto, A avaliação da Pesquisa sobre Educação Financeira no mundo, os investimentos das instituições parceiras no projeto piloto e além disto foi abrilhantada com a apresentação dos Estados que trouxeram suas melhores práticas, a partir do desenvolvimento do projeto piloto, para socializar com os participantes. O evento ocorreu no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, onde também foram premiados simbolicamente os professores de Tocantins e ainda professores de outros Estados participantes na modalidade frequencia e desempenho: Distrito Federal, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Tocantins, inouvou na apresentação trazendo não só um trabalho mais 3, sendo um de cada região: centro, sul e norte do Estado. O destaque foi para o vídeo produzido por alunos da turma da EE Félix Camoa de Porto Nacional que conseguiu tirar lágrimas dos olhos de muitos dos idealizadores do projeto.


A psicóloga econômica Vera Rita expressou essas palavras ao comentar a apresentação de Tocantins. A dimensão estética de educação ficou aflorada com as experiências de outros Estados as quais serviram de incentivo para que novas práticas pudessem ser adotadas. Para a turma de alunos participantes do programa serão concedidos ou um passeio dentro do Estado ou um MP4 para cada aluno e esse decisão é da turma e para os professores Netbooks. Ao final ainda foi concedida uma viagem a Buenos Ayres para a escola que teve melhor avaliação nas duas categorias, o prêmio ficou com uma escola do interior do Rio de Janeiro.

A Secretaria da Educação realizará um evento para premiação ainda em junho, além de contar com essa temática na FLIT - Feira Literária Internacional do Tocantins com palestras e oficinas disseminando os trabalhos premiados e ainda contemplará esse assunto na formação continuada de trabalhadores da educação no Programa de Imersão.

Há vários depoimentos de mudança de atitude e de postura a partir dos estudos do material, tanto de alunos, como de professores e multiplicadores. A exemplo da afirmação da aluna Antônia Silva, 17 anos do Cem Castro Alves “Aprendi que é preciso economizar, se desejo adquirir alguma coisa no futuro”. ( JORNAL TOCANTINS AGORA, maio/2011). A multiplicadora Sâmia Macedo comenta que só a partir dos estudos e apropriação dos conhecimentos pode entender a necessidade de fazer seguros e hoje não abre mão de ter seu carro e vida assegurados. "O consumismo foi dimunuído significativamente" disse a multiplicadora que também foi premiada. Há relatos de pais que são verdadeiros indicadores de que a postura dos filhos mudou em casa e também na sociedade, exemplos de econcomia com contas fixas são frequentemente relatados por pais quando de reuniões nas escolas. O comércio sente, a curto prazo, a mudança de atitude e consequentemente muda também sua postura no que se refere a baixar preços, ofertar melhores produtos dentre outras práticas concretas em pequenas cidades do interior do Estado.

Outro importante mobilizador de nossos trabalhos é o reconhecimento da CVM - Comissão de Valores Monetários,  quanto a organização e operacionalização do projeto no Tocantins, fato frequentemente reforçado pela Coordenação Geral do Programa. As palavras de Alzira Oliveira - Consultora Pedagógica , refletem isso "Antecipo-me esta importante organização e desenvolvimento das atividades que vocês vêm adotando na implementação do Programa que, com certeza, precisam contar com estas iniciativas".Mais uma vez, Parabéns!
É sem dúvida um dos grande projetos que tem impacto na vida pessoal e profissional de todos os que conhecem o material de educação financeira. Vale a pena acompanhar e conferir no Blog que está sendo criado para essa finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário